quarta-feira, 8 de abril de 2009
China ameaça África do Sul por oferecer abrigo ao Dalai Lama
Pequim, China - O Governo da China fez uma ameaça a África do Sul caso essa aceite o dar visto de entrada ao Dalai Lama, dizendo que caso o pais não cedesse as exigências, a África do Sul sofreriaretaliaçoes.
Na coletiva da imprensa, o porta-voz da Chancelaria chinesa Qin Gang disse o seguinte:
"Todos os países devem respeitar a soberania e a integridade territorial da China e se opor à independência do Tibete. Caso os países se recusem a aceitar nossa soberania, nós faremos que vocês a respeitem usando a força."
Apesar dessa declaração parecer um tanto inflexível, Quin explicou que o motivo dessa decisão se deve ao fato de "o Dalai Lama ser um terrorista envolvido há longo tempo em atividades separatistas sob o pretexto da religião" e destacou que a China não é totalmente a favor de um país invadir outro. Citando como exemplo, o porta-voz disse ter sido contra a ocupação do Iraque, mas que não vê nada de errado na ocupação do Tibete.
O Dalai Lama tinha sido convidado a participar de uma conferência internacional sobre paz e futebol, que iria acontecer em Johanesburgo, onde o líder tibetano pediria asilo político, porém Governo sul-africano decidiu cancelar a entrada do dalai alegando que ele não entende nada de futebol.
Porta-vozes da Presidência sul-africana alegaram que a presença do dalai poderia provocar a ira do governo chinês e isso seria perigoso, pois nunca na história desse país houve um evento como a Copa do Mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário